Aluno: Catarina GonÇalves Teixeira
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre três dimensões do capital intelectual (capital humano, capital estrutural e capital relacional) e a performance organizacional das firmas de auditoria em Portugal no período de 2017 a 2022. Os atributos do capital intelectual foram analisados sob diferentes óticas, designadamente o conhecimento (capital humano), a experiência do auditor (capital humano), a capacidade tecnológica das firmas de auditoria (capital estrutural), a internacionalização (capital relacional) e o relacionamento com terceiros (capital relacional).
A análise do trabalho incidiu sobre um modelo de efeitos aleatórios. O estudo incidiu sobre uma amostra composta por 142 firmas de auditoria perfazendo 693 observações, das quais 24 observações dizem respeito a big4 e 669 a firmas de auditoria não big4. Tratando-se de um estudo longitudinal, as hipóteses de investigação foram testadas com base num modelo de regressão de efeitos aleatórios. Posteriormente, foram desenvolvidos alguns testes de robustez.
De acordo com os resultados do trabalho, uma das dimensões do capital intelectual, o capital humano, nomeadamente o conhecimento, influencia positivamente a performance organizacional das firmas de auditoria. Por outro lado, o presente trabalho também conclui que o período da pandemia, a idade da firma e os gastos com formação influenciam a performance organizacional da mesma. No entanto, não foram corroboradas as hipóteses que sustentam a influência do capital estrutural e relacional na performance organizacional das firmas de auditoria.
Trabalho final de Mestrado