Aluno: TomÁs Bandeira BaiÃo Gomes
Resumo
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o impacto das sanções aplicadas pela UEFA, no âmbito do regulamento do Fair Play Financeiro, no comportamento do preço das ações dos clubes europeus.
Para avaliar de que forma o anúncio da aplicação destas sanções se reflete no preço das ações, utilizou-se a metodologia de estudo de eventos. Esta metodologia permite também identificar a existência de rendibilidade anormal no mercado, no período anterior e posterior ao momento da divulgação. A amostra contempla vinte eventos ocorridos entre 2013 e 2024, abrangendo clubes cotados em bolsa e de diferentes países europeus.
A análise foi realizada para três janelas temporais distintas - dez, vinte e sessenta dias em torno do evento – tendo os resultados revelado efeitos estatisticamente significativos em todas elas. Estes efeitos sugerem que o conteúdo informativo das sanções é significativo e que a sensibilidade do mercado a questões regulatórias, como o FPF, pode contribuir para efeitos persistentes ao longo do tempo. Tal pode ser explicado pela reduzida liquidez das ações, que dificulta um ajusto imediato dos preços e pode aumentar flutuações provocadas por esses eventos, bem como pelo comportamento emocional dos investidores, muitos dos quais são adeptos dos próprios clubes.
Adicionalmente, foi feito um estudo complementar que permitiu concluir que o impacto das sanções tende a refletir-se de forma mais rápida nos clubes com maior liquidez. Este resultado sugere que o ajustamento do mercado à nova informação está diretamente relacionado com o volume diário de transações de ações de cada clube.
Este estudo contribui para a compreensão da interação entre finanças, regulação e gestão desportiva, sendo relevante para todos os intervenientes atentos à sustentabilidade do futebol europeu.
Trabalho final de Mestrado