Aluno: Tiago JosÉ Leite Cardoso
Resumo
O Serviço Nacional de Saúde tem o desafio de garantir cuidados de saúde de forma universal e com qualidade, enquanto assegura a sua sustentabilidade financeira. Desta forma, a contabilidade de gestão assume um papel importante, dado que permite avaliar os custos das várias opções terapêuticas. Este trabalho, realizado no âmbito do mestrado de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais do ISEG, tem como objetivo último determinar o custo médio anual de um paciente com Hemofilia A Grave, tendo por base a experiência da Unidade Local de Saúde Santa Maria.
Para tal, recorreu-se ao Time-Driven Activity Based-Costing (TDABC), seguindo os sete passos propostos por Kaplan e Porter. O trabalho realizado permitiu mapear processos clínicos, identificar recursos envolvidos e calcular as taxas de custo dos recursos. O custo médio anual por paciente foi apurado em 105 427€.
O trabalho demonstra a utilidade do TDABC como método complementar ao sistema em vigor, baseado no Método das Secções Homogéneas. Apesar de não ser comparável com o mecanismo oficial de financiamento, este estudo permite uma melhor compreensão dos custos na saúde e reforça a literatura para a contabilidade de gestão na saúde.
Trabalho final de Mestrado