Aluno: Maria Madalena Baleiras Rebelo
Resumo
O presente estudo tem como principal objetivo explorar as diferenças geracionais nas preferências por incentivos intrínsecos e extrínsecos. Em particular, procura-se compreender de que forma as preferências motivacionais variam entre as Gerações Z, Y e as gerações anteriores (X e Babyboomers).
Os dados utilizados nesta investigação foram recolhidos através da aplicação de um questionário online dirigido a profissionais e estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área de Gestão em Portugal. No total foram obtidas 643 respostas válidas. A análise estatística foi realizada através da aplicação de testes bivariados e multivariados (regressões), com recurso ao software STATA 18.
Os resultados mostram que a Geração Z atribui maior importância a incentivos intrínsecos relacionados com o interesse no trabalho do que as gerações anteriores. Por sua vez, a Geração Y dá menos valor a incentivos extrínsecos relacionados com o estatuto do que a Geração Z. Relativamente a incentivos intrínsecos relacionados com desafios e com flexibilidade, e incentivos extrínsecos relacionados com remuneração e com relações interpessoais, não foram encontradas diferenças entre gerações. Verificou-se também que as mulheres tendem a valorizar mais todo o tipo de incentivos do que os homens, exceto incentivos extrínsecos relacionados com o estatuto, que são mais valorizados pelos homens. Finalmente, maiores níveis de escolaridade estão associados a uma maior valorização dos incentivos em geral, com exceção dos incentivos extrínsecos relacionados com o estatuto, que são igualmente valorizados por todas as categorias de escolaridade.
Trabalho final de Mestrado