Aluno: Guilherme Bastos MourÃo Feliz
Resumo
Este projeto tem como principal objeto de estudo a aplicação da IFRS 15 – Revenue from Contracts with Customers, nas Sociedades Anónimas Desportivas da Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, Sport Lisboa e Benfica, Futebol, SAD, e Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD, tendo por fim a comparação dos réditos com os clubes internacionais Manchester City Football Club, Limited, Real Madrid Club de Fútbol e Amsterdamsche Football Club Ajax. A escolha destas entidades foi motivada pelo seu posicionamento nos rankings da UEFA e pela sua representatividade no panorama desportivo europeu.
Para compreender a implementação da IFRS 15 no setor do futebol, tornou-se essencial estudar o enquadramento contabilístico anterior, nomeadamente a NCRF 20, o POC e o SNC, visto que a partir de 2005, começou a ser utilizado o normativo internacional.
O foco principal desta análise reside no reconhecimento e apresentação dos principais réditos tais como, merchandising, patrocínios, direitos de transmissão, bilheteira e competições europeias.
A análise foi conduzida com base na leitura e comparação dos relatórios e contas oficiais das respetivas SADs, complementada por estudos e notícias da imprensa especializada. Foram examinadas duas épocas desportivas completas (2022/2023 e 2023/2024), de forma a perceber a evolução dos resultados.
Por fim, é realizada uma comparação crítica entre as SADs nacionais e internacionais, e entender as divergências face à apresentação de resultados. Estes resultados evidenciam uma clara discrepância entre as principais ligas europeias e ligas periféricas, como a portuguesa e holandesa, refletindo-se não só na competitividade desportiva, mas sobretudo na capacidade financeira, em que a diferença é clara nos réditos provenientes de direitos televisivos e patrocínios, que coloca as ligas de topo em clara vantagem.
Trabalho final de Mestrado