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A participação no mercado financeiro em Portugal: o papel da literacia financeira e do género

Aluno: Marisa Isabel Da Silva BarÃo


Resumo
Num mundo cada vez mais exigente, marcado pela crescente complexidade dos mercados financeiros, pelo aumento da esperança média de vida e por uma maior responsabilização individual pela gestão financeira, torna-se essencial que os indivíduos possuam níveis adequados de literacia financeira. Esta tem sido entendida em duas perspetivas: a literacia financeira objetiva, que reflete o conhecimento financeiro efetivo, e a subjetiva associada à perceção individual sobre esse conhecimento. A literacia financeira é considerada um fator determinante na tomada de decisões financeiras, entre as quais se inclui a participação no mercado financeiro que pode representar uma oportunidade para alcançar maior estabilidade a longo prazo e acumular riqueza. Contudo, e de acordo com o Banco Central Europeu em 2023, as taxas de participação no mercado financeiro permanecem baixas a nível mundial e, em particular, a nível nacional. O objetivo desta dissertação consiste em analisar o papel da literacia financeira, género e comportamento face ao risco na decisão de participar no mercado financeiro em Portugal, ou seja, compreender se fatores como o índice de literacia financeira, objetiva e subjetiva, a tolerância ao risco e sobre/subconfiança influenciam essa decisão. Adicionalmente, testa-se o efeito moderador do género na relação entre a literacia financeira objetiva e a participação mercado. Foi adotada uma abordagem quantitativa, com um modelo de regressão binária Probit aplicado a dados do inquérito elaborado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em 2023. Os resultados indicam que a literacia financeira objetiva e subjetiva influenciam positivamente a participação no mercado financeiro e que as mulheres tendem a participar menos no mercado financeiro em comparação com os homens. Por outro lado, a tolerância ao risco e sobre/subconfiança não demonstram ser fatores preditores dessa participação. Não ficou, igualmente, provado que o género tenha um efeito moderador nessa relação. Este estudo contribui para a literatura ao integrar, na mesma análise, as duas dimensões da literacia financeira e os enviesamentos cognitivos de sobre/subconfiança, fatores pouco investigados em conjunto. Os resultados obtidos podem fornecer contributos para o desenvolvimento de programas de educação financeira e políticas orientadas para a inclusão financeira.


Trabalho final de Mestrado