Aluno: Ana Sofia Peixoto Tavares
Resumo
Os direitos desportivos dos jogadores de futebol representam um dos ativos intangíveis com maior relevo para os clubes de futebol, dado o seu impacto não só a nível estratégico como também financeiro.
Este projeto tem assim como objetivo analisar de que forma os clubes reconhecem estes direitos, os classificam e os mensuram e verificar se estes métodos vão de encontro ao previsto na IAS 38. O estudo baseia-se numa revisão teórica, complementada posteriormente com uma análise crítica de casos práticos, com vista a concluir se existem divergências e consequentemente diferenças contabilísticas na comparação da informação financeira apresentadas pelos clubes.
Os resultados revelam a existência de discrepâncias no que diz respeito à mensuração destes ativos que consequentemente afetam não só o cálculo do valor da amortização como também os resultados contabilísticos.
Por fim são apresentadas soluções de melhoria que visam o aumento da transparência e da compreensão dos métodos utilizados nas demonstrações financeiras.
Trabalho final de Mestrado