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Desenvolvimento Institucional nos Transportes Públicos: Governança Metropolitana em Lisboa e Salvador

Aluno: Fernando Henrique Bomfim De Almeida


Resumo
Esta dissertação busca estudar dois casos de desenvolvimento institucional em áreas e regiões metropolitanas a partir do fenômeno da metropolização e sua interação com os transportes públicos na perspectiva da integração organizacional e tarifária, esta última como parte integrante da integração operacional, para perceber como os distintos territórios metropolitanas do ponto de vista da governança metropolitana e da integração nos transportes públicos respondem ao contexto comum de crise nos transportes urbanos, expressa nas externalidades negativas provocadas pela intensificação no uso dos transportes privados motorizados, embora em contextos institucionais, territoriais e de mobilidade distintos; uma área metropolitana na Europa, integrada e polarizada pela capital nacional de um Estado Unitário, Portugal, a República Portuguesa, ainda que no contexto da União Europeia, uma quase federação, nomeadamente a Área Metropolitana de Lisboa (AML), e outra região metropolitana na América Latina, integrada e polarizada pela capital do Estado da Bahia, que integra a União de Estados que forma a República Federativa do Brasil, notadamente a Região Metropolitana de Salvador (RMS). A visão panorâmica da evolução institucional dos respetivos territórios metropolitanos no domínio da mobilidade e dos transportes nas últimas três décadas nos permite perceber o ambiente institucional e as mudanças organizacionais e tarifárias recentes como ações de enfrentamento da crise pelos Estados e governos e que tem sido respondida pelas sociedades nos territórios com a individualização motorizada do transporte face as dificuldades enfrentadas pela ação coletiva.


Trabalho final de Mestrado