Aluno: Francisco Maria PraÇa De Sacadura Chambel
Resumo
A presente dissertação pretende analisar o atual contexto e tensão existente no
campo dos estudos do desenvolvimento em relação a alternativas que emergiram a questionar
as suas concepções de bem-estar. Partindo de um conjunto de racionalidades periféricas,
sustentado por autores como Alberto Acosta, Eduardo Gudynas e Felwine Sarr, debruça-se
sobre o caso do Bem Viver, elaborando um estudo comparativo, incidindo sobre um dos
principais pontos de rutura: a conceptualização da Natureza e a sua relação com as sociedades
humanas. Como um modo alternativo de pensar o bem-estar coletivo, originário das
sociedades indígenas da Amazónia, o Bem Viver compõe-se de uma multiplicidade de
ensinamentos e cosmovisões baseadas em modelos de vida onde a relação com a Natureza é o
ponto central. Estes modos de vida são excluídos da ortodoxia desenvolvimentista,
empurrados para uma zona periférica sendo ignoradas as suas perspetivas. Ambiciona-se a
exploração desta incompatibilidade, o ingressar neste debate que opõe uma visão hegemónica
a um modo de vida que procura o seu espaço. De modo a analisar criticamente os
fundamentos desta episteme, foi desenvolvida uma análise comparativa das concepções
dominantes do desenvolvimento e das perspetivas do Bem Viver, de modo a explorar as
divergências entre estes modelos. Pretende-se discutir como a perspetiva do Bem Viver pode
contribuir para uma reconfiguração das noções do bem-estar coletivo, da ideia de progresso e
justiça socioambiental no contexto da atual crise ecológica global como a comunidade
científica tem assinalado. Conclui-se que o Bem Viver ao se assumir como uma plataforma
aberta à diferença, capaz de comunicar com outras epistemologias da periferia, de repensar o
papel da Natureza nas políticas públicas e nos imaginários das sociedades orienta a construção
de modos de vida mais plurais. Neste sentido, contrasta com o modelo tradicional do
desenvolvimento, pensando, em larga medida, fora da sua lógica.
Trabalho final de Mestrado