Aluno: Jiaqi Ni
Resumo
Esta investigação utiliza uma abordagem combinada de métodos de investigação quantitativos e qualitativos para examinar sistematicamente o mecanismo do IDE no desenvolvimento económico e turístico de Macau e os seus efeitos abrangentes durante o período de 2001-2003.
A investigação conclui que: (i) O volume de IDE apresenta uma correlação positiva significativa com o PIB de Macau; (ii) A correlação entre o valor acrescentado da indústria do turismo (VAB) e o PIB é ainda mais forte, o que confirma que o consumo dos turistas tem um efeito de arrastamento direto sobre o crescimento da economia; (iii) Com base no quadro teórico do paradigma OLI de Dunning, a vantagem de propriedade das empresas multinacionais (O), a vantagem de localização (L) e a vantagem de a internalização (I) constituem, em conjunto, o mecanismo para a realização dos benefícios do IDE.
No entanto, a investigação também constatou que este modelo de desenvolvimento conduziu a problemas como a homogeneização da estrutura industrial e o agravamento da pressão ambiental. Apesar da estratégia "1+4" de diversificação moderada implementada pelo governo de Macau, a transformação tem sido um desafio.
Esta investigação oferece perspetivas sobre o desenvolvimento sustentável da microeconomia aberta.
Trabalho final de Mestrado