Aluno: Sofia Maria Almeida Neves MagalhÃes
Resumo
Este trabalho é o resultado de uma experiência conjunta entre o trabalho de 6 meses no Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Divisão de Desarmamento e Não-Proliferação, e o Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e procura descrever e interpretar a instabilidade política no Irão entre os anos de 2015 e 2025 e como esta contribuiu para a corrida armamentista e para a insegurança regional.
O Médio Oriente (MO) é conhecido pela sua constante instabilidade e conflitos bélicos aparentemente intermináveis, com fatores centrais que alimentam a falta de paz. Alimentada pela instabilidade política, repressão, violência, crescente mal-estar entre os representantes e mal-entendidos diplomáticos, a tensão entre o Ocidente, o Oriente e os países vizinhos deixam a região sob preocupação relativamente à segurança regional e coletiva.
O objetivo deste estudo e investigação é explorar como as tensões políticas internas, as pressões externas e as ruturas diplomáticas – mais notavelmente incumprimento do Irão do Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA) – aceleraram os desenvolvimentos militares de Teerão, particularmente nas tecnologias de mísseis balísticos e veículos aéreos não-tripulados (UAV).
O estudo contextualiza a instabilidade política, particularmente no Irão, destacando os desafios económicos, as lutas pelo poder entre fações e as sanções internacionais que moldaram os cálculos estratégicos do país. Analisa como as questões internas levaram o governo e os órgãos militares, particularmente a Guarda Revolucionária Islâmica do Irão (IRGC), a priorizar os avanços nos programas de mísseis e nas capacidades dos drones como instrumentos de dissuasão, projeção de poder e guerra assimétrica.
Nota: À data da realização deste relatório os mais recentes acontecimentos entre o Irão, os EUA e Israel ainda não tinham ocorrido. Porém, o relatório está devidamente atualizado até à data de 23 de junho de 2025 não constando mais desenvolvimentos após esse dia.
Trabalho final de Mestrado