Aluno: Ana Marta Neves Francisco
Resumo
Sob o título “O impacto da base religiosa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) nas suas abordagens de Desenvolvimento e Cooperação Internacional”, esta dissertação procura promover uma reflexão sobre a relevância dos princípios religiosos nas abordagens de desenvolvimento e cooperação internacional das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).
Com o intuito de contextualizar o objetivo da presente investigação, inicia-se com um percurso teórico, sobre o panorama histórico e conceptual do conceito de desenvolvimento, cujo a essência se revela intrinsecamente relacionada com o conceito de religião. Este enquadramento, permite encurtar a distância que tem sido visível no debate teórico sobre as lentes religiosas nos estudos de desenvolvimento e cooperação internacional. A evidência desta relação é demonstrada através da análise da incorporação dos princípios religiosos nas abordagens de desenvolvimento promovidas por atores da sociedade civil, nomeadamente as Organizações Não Governamentais.
Recorrendo a uma metodologia qualitativa, complementada por uma análise documental, esta investigação baseia-se no estudo de caso de uma ONGD portuguesa: os Leigos para o Desenvolvimento. Esta organização evidencia o papel essencial dos princípios religiosos, sendo que, neste caso, como a espiritualidade inaciana molda as práticas de desenvolvimento e cooperação, promovendo um compromisso de longo prazo com as comunidades, de modo a sustentar um modelo de desenvolvimento integral centrado na dignidade humana e na transformação social.
Esta dissertação, procura contribuir para uma compreensão mais aprofundada da relevância das organizações religiosas na agenda do desenvolvimento e busca demonstrar a necessidade de considerar a dimensão espiritual não como um elemento separado, mas como uma componente estruturante nas práticas de cooperação internacional.
Trabalho final de Mestrado