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ANÁLISE À INOVAÇÃO NA NOVA ROTA DA SEDA

Aluno: Duarte GonÇalves NÓbrega Moita


Resumo
A Iniciativa Faixa e Rota (IFR), lançada pela República Popular da China em 2013, representa a mais ambiciosa estratégia global de desenvolvimento económico e de infraestruturas até à data. Ao canalizar investimentos substanciais para infraestruturas de transporte, energia e tecnologia digital na Ásia, Europa e África, a IFR redesenhou os padrões do comércio global, promoveu a integração económica regional e influenciou os equilíbrios geopolíticos. No entanto, o seu impacto no desempenho em inovação continua pouco explorado. Este estudo apresenta uma avaliação empírica da influência da IFR nos resultados em inovação dos países aderentes. Recorre a métodos estatísticos descritivos e inferenciais para analisar um conjunto de indicadores — incluindo o PIB per capita, os registos de propriedade intelectual e o Índice de Inovação Global (IIG) — assegurando rigor metodológico e comparabilidade. Os resultados indicam uma correlação positiva entre a participação na IFR e o aumento dos pedidos de patentes, marcas e desenhos industriais. Verificam-se igualmente melhorias ao nível do PIB per Capita. No entanto, a análise também revela disparidades persistentes em inovação entre as economias avançadas e as em desenvolvimento, o que sugere uma convergência limitada. Adicionalmente, o estudo faz uma avaliação crítica do IIG enquanto métrica de medição da inovação, apontando limitações metodológicas e um potencial enviesamento a favor do ocidente. Para colmatar estas lacunas, propõe-se a utilização de quadros alternativos como o European Innovation Scoreboard (EIS) e a Knowledge Assessment Methodology (KAM) em futuras comparações internacionais. A tese conclui sublinhando que investimentos complementares em capital humano e na sofisticação empresarial são essenciais para desbloquear todo o potencial inovador da IFR e reduzir as disparidades globais na capacidade de inovação.


Trabalho final de Mestrado