Aluno: Donovan Gabriel Oliveira
Resumo
Atualmente, o setor automóvel enfrenta um ambiente intenso de competição face ao
crescente dinamismo promovido pela globalização das empresas do setor. Este fenómeno
é observável nos grandes grupos económicos que procuram dominar certos mercados e
indústrias, tornando-se fundamentais para o crescimento económico, despertando o
interesse dos governos nacionais.
Esta dissertação tem como objetivo desenvolver uma análise shift-share para avaliar
comparativamente a dinâmica de competitividade da União Europeia (UE) e da
Cooperação Económica Asia-Pacífico (APEC) no mercado mundial de produtos
automóveis, no período de 2001-2022, bem como discutir os fatores explicativos dessa
dinâmica.
Conclui-se que, no período analisado, houve uma perda de competitividade dos
construtores automóveis europeus nos mercados mundiais ao mesmo tempo que os seus
concorrentes localizados em países membros da APEC reforçaram as suas vantagens
competitivas. Esta dinâmica foi sobretudo explicada pelas oportunidades aproveitadas por
países como o México e a China que beneficiariam enormemente com a evolução do setor
nos seus territórios. Por outro lado, a UE perdeu devido a fatores externos, como a pressão
gerada pela guerra na Ucrânia, os elevados custos de mão de obra, de eletricidade e ainda
por falhas em inovação.
Trabalho final de Mestrado