Aluno: Pedro Chaves Edler LourenÇo De Almeida
Resumo
Os vinhos portugueses beneficiam de condições de produção adequadas,
apresentam tradição, têm um bom rácio qualidade/preço e são já relativamente
conhecidos e apreciados a nível mundial. O mercado brasileiro no setor do vinho está em
crescimento, mas a produção nacional sofre de limitações, tanto ao nível das condições
naturais como dos apoios e incentivos governamentais. Colocámos, por isso, a seguinte
questão de partida para a investigação, cuja resposta constitui o objetivo central desta
dissertação: existirá espaço para o crescimento das exportações de vinho português para
o Brasil? No sentido de dar resposta a esta pergunta, utilizámos o Índice de
Complementaridade de Comércio proposto por Marta Castilho (2003), e concluímos que
esse espaço existe, embora não esteja a ser suficientemente aproveitado e se deva
atender às caraterísticas da procura, caso seja essa a opção dos produtores e
comercializadores de vinho português.
Trabalho final de Mestrado