Search button

Exportação de Vinhos Portugueses: Uma Oportunidade no Mercado Brasileiro

Aluno: Pedro Chaves Edler LourenÇo De Almeida


Resumo
Os vinhos portugueses beneficiam de condições de produção adequadas, apresentam tradição, têm um bom rácio qualidade/preço e são já relativamente conhecidos e apreciados a nível mundial. O mercado brasileiro no setor do vinho está em crescimento, mas a produção nacional sofre de limitações, tanto ao nível das condições naturais como dos apoios e incentivos governamentais. Colocámos, por isso, a seguinte questão de partida para a investigação, cuja resposta constitui o objetivo central desta dissertação: existirá espaço para o crescimento das exportações de vinho português para o Brasil? No sentido de dar resposta a esta pergunta, utilizámos o Índice de Complementaridade de Comércio proposto por Marta Castilho (2003), e concluímos que esse espaço existe, embora não esteja a ser suficientemente aproveitado e se deva atender às caraterísticas da procura, caso seja essa a opção dos produtores e comercializadores de vinho português.


Trabalho final de Mestrado