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DOES FINANCIAL EDUCATION MITIGATE BEHAVIORAL BIASES? EVIDENCE FROM FINANCE GRADUATES

Aluno: Maria LuÍsa Gomes Pereira


Resumo
Ser vulnerável a desvios comportamentais influencia e pode condicionar negativamente as nossas decisões financeiras. A fraca literacia financeira pode levar ao mesmo resultado. O presente estudo avalia se estes desvios comportamentais podem ser mitigados, quando garantida uma educação formal em finanças. É estudado o impacto de aspectos demográficos e o nível de literacia financeira na propensão para desvios comportamentais. Também é analisada a existência de uma correlação positiva entre desvios comportamentais. Foi criado um inquérito que visa a medir o nível de literacia financeira e a propensão para desvios comportamentais. Todos os participantes que têm ou estão inscritos num mestrado em finanças ou num outro semelhante foram elegíveis para o estudo. Descobrimos que as características do agregado familiar, como o rendimento e o número de membros, desempenham um papel significativo na previsão dos desvios comportamentais, mesmo em indivíduos com reconhecida educação financeira. No entanto, podemos afirmar que a influência dos aspectos demográficos, como o género ou a idade, sobre os desvios comportamentais pode ser mitigada. Não encontramos efeito do nível de literacia financeira sobre desvios comportamentais. Com exceção, um alto nível de conhecimento financeiro mitiga o comportamento excessivamente confiante. Foram realizadas análises complementares usando três medidas adicionais do nível de literacia financeira. Em relação à influência dos fatores demográficos, obtemos resultados similares utilizando estas novas variáveis. As características do agregado familiar continuam a ser estatisticamente relevantes na predição dos vários desvios comportamentais. Não é encontrada nenhuma aparente grande influência da literacia financeira nos vários desvios comportamentais, como sugerido na literatura. Por fim, não são observadas diferenças nos resultados quando são adicionados dois novos fatores ao modelo que espelhavam a educação e a experiência.


Trabalho final de Mestrado