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OPTIMIZING FUEL HEDGING STRATEGIES: A COMPREHENSIVE ANALYSIS OF SATA HOLDING’S RISK MANAGEMENT PRACTICES

Aluno: GonÇalo Torres Raposo


Resumo
Atualmente, o sistema de planeamento das companhias aéreas tem limitações, nomeadamente no que toca à incerteza dos custos de combustível. Este projeto investiga o impacto financeiro da implementação de estratégias de hedging de combustível para combater a volatilidade do preço e reduzir a exposição financeira. É importante realçar, que este projeto destaca os efeitos de hedging independentemente da dimensão da empresa ou da sua valorização. No que toca à metodologia, o estudo começa por implementar uma simulação de derivados financeiros nos anos anteriores de modo a comprovar o seu impacto financeiro, que de seguida é validado pela aplicação do VaR. Ao contrário de estudo prévios, este projeto estabelece uma relação entre a literatura e empresas de aviação de tamanho mais reduzido, mais especificamente a Azores Airlines e SATA Air Açores, que vem a ser sub-representadas na literatura. Adicionalmente, este estudo explora o conceito da passagem de custos e a sua implicação na aviação geral assim como o impacto de hedging tem no mesmo e na sua influência sobre a passagem da volatilidade de custos de combustível para as tarifas dos passageiros. Os resultados revelam que tanto a Azores Airlines como a SATA Air Açores podem beneficiar financeiramente da adoção de estratégias de hedging de combustível, tornado as mais financeiramente robustas e melhorando a sua liquidez financeira. Esta investigação contribui de forma significativa para o conhecimento existente sobre o hedging de combustível e a gestão de risco financeiro no setor da aviação. Além disso, desafia a noção prevalecente de que as empresas de menor dimensão são demasiado insignificantes para beneficiar do hedging ou que os seus resultados seriam demasiados irrelevantes para considerar tais estratégias.


Trabalho final de Mestrado