Aluno: GonÇalo Torres Raposo
Resumo
Atualmente, o sistema de planeamento das companhias aéreas tem limitações,
nomeadamente no que toca à incerteza dos custos de combustível. Este projeto investiga
o impacto financeiro da implementação de estratégias de hedging de combustível para
combater a volatilidade do preço e reduzir a exposição financeira. É importante realçar,
que este projeto destaca os efeitos de hedging independentemente da dimensão da
empresa ou da sua valorização. No que toca à metodologia, o estudo começa por
implementar uma simulação de derivados financeiros nos anos anteriores de modo a
comprovar o seu impacto financeiro, que de seguida é validado pela aplicação do VaR.
Ao contrário de estudo prévios, este projeto estabelece uma relação entre a literatura e
empresas de aviação de tamanho mais reduzido, mais especificamente a Azores Airlines
e SATA Air Açores, que vem a ser sub-representadas na literatura. Adicionalmente, este
estudo explora o conceito da passagem de custos e a sua implicação na aviação geral
assim como o impacto de hedging tem no mesmo e na sua influência sobre a passagem
da volatilidade de custos de combustível para as tarifas dos passageiros.
Os resultados revelam que tanto a Azores Airlines como a SATA Air Açores podem
beneficiar financeiramente da adoção de estratégias de hedging de combustível, tornado
as mais financeiramente robustas e melhorando a sua liquidez financeira.
Esta investigação contribui de forma significativa para o conhecimento existente sobre
o hedging de combustível e a gestão de risco financeiro no setor da aviação. Além disso,
desafia a noção prevalecente de que as empresas de menor dimensão são demasiado
insignificantes para beneficiar do hedging ou que os seus resultados seriam demasiados
irrelevantes para considerar tais estratégias.
Trabalho final de Mestrado