Aluno: Catarina Alexandra Calixto Lopes
Resumo
Este projeto tem como objetivo analisar um produto estruturado emitido pela Leonteq Securities AG – 9.20% p.a. Barrier Reverse Convertible on Lufthansa. Centra-se nestas questões fundamentais: os principais riscos que os investidores enfrentam ao investir neste produto, como é que este produto pode ser dividido em instrumentos financeiros mais simples, os potenciais benefícios para o emissor, as circunstâncias em que o produto pode ajudar a cobrir a exposição do Intermediário Financeiro às ações subjacentes, e o valor teórico do certificado na data de emissão e em abril, incluindo a probabilidade de early redemption estimada na data de emissão, a probabilidade de o investidor perder algum dinheiro, a probabilidade de receber o montante máximo do cupão, e o delta do produto.
Esta análise utiliza os conhecimentos que adquiri durante o meu mestrado em finanças. Começo com uma análise detalhada dos principais termos do produto, com base na estrutura proposta por Blümke (2009), que destaca todos os fatores chaves revelantes dos produtos estruturados, indicados na term sheet, tais como o nome, o tipo de investimento, as contrapartes envolvidas, o ativo subjacente, etc. Além disso, efetuei uma análise de risco.
O aspeto mais quantitativo é a avaliação, onde apliquei modelos bem conhecidos, como a Árvore Binomial e a Simulação de Monte Carlo. Fiz também uma análise de sensibilidade para perceber como é que as variações de uma variável afetam o preço do produto, mantendo as outras constantes. Por fim, discuto os resultados.
Trabalho final de Mestrado