Aluno: Ana Marta Soares Da Costa Santos
Resumo
Perante o contexto de crise económica, ao mesmo tempo que as tecnologias de informação evoluem a um ritmo crescente e ganham terreno à imprensa em papel, como pode uma papelaria sobreviver nos próximos dez anos?
Localizada no Estoril desde meados de 1970, a Papelaria Alto quer, em 2014, explorar novos segmentos de mercado, através da disponibilização de um serviço de entregas a empresas. Este projecto consiste assim na elaboração de um Plano de Marketing para a Papelaria Alto, tendo em conta as especificidades do contexto de marketing business-to-business (B2B).
Recorrendo à metodologia action research, que pressupõe o envolvimento do investigador com a empresa alvo de estudo, a recolha de dados primários foi feita através de entrevistas semi-estruturadas e da aplicação de um questionário.
O plano foi desenvolvido tendo em conta as características que diferenciam o mercado empresarial do mercado de consumo, que se verificam sobretudo ao nível da estrutura do mercado, características da procura, comportamento de compra, segmentação e marketing mix.
O desenvolvimento de uma submarca para o segmento empresarial e uma estratégia de comunicação e distribuição baseada na criação de uma plataforma online são factores-chave para o sucesso da nova estratégia empresarial da Papelaria Alto.
Trabalho final de Mestrado