Aluno: Ana PatrÍcia Dos Santos Ferreira
Resumo
A GALP é a principal empresa petrolífera integrada portuguesa. Atua em toda a cadeia de valor dos combustíveis fóssil (extração, ao transporte e refinamento e, finalmente, a comercialização dos diversos subprodutos), sendo um player relevante no Upstream e líder de mercado no Downstream, nos mercados onde está presente.
A empresa foi avaliada com uma de soma das partes, onde um FCFF DCF foi feito para cada unidade de negócio de modo a capturar as diferentes especificidades de cada um, obtendo-se um preço-alvo final de 18.1? por ação, depois atualizado para 12.1?, de forma a refletir as consequências da atual pandemia. Para apoiar a nossa recomendação, outros métodos foram também utilizados, como o FCFF DCF (para a empresa como um todo), o FCFE DCF, o APV e o DDM. A avaliação foi sujeita a análise de sensibilidade a fim de abordar o risco. Além disso, os riscos aos quais a empresa está sujeita são detalhadamente explicados no relatório.
O capítulo sobre os Competidores da GALP e Avaliação Relativa tem por objetivo demonstrar o porquê deste método de avaliação não ser utilizado para suportar a nossa recomendação. A empresa tem um posicionamento muito estratégico, principalmente devido às suas operações de Upstream, o que permite estar a operar em parceria com algumas das maiores empresas de Oil & Gas do mundo, apesar de ser uma empresa relativamente pequena na indústria. Este posicionamento explica o porquê de o mercado parecer estar a sobrevalorizar a empresa face aos seus pares, de uma perspetiva de múltiplos.
Trabalho final de Mestrado