Aluno: Maria De Melo Rebelo Sampaio Morgado
Resumo
O presente estudo tem como objetivo entender o grau de aderência de investigadores individuais a programas de dívida soberana, através de uma análise comparativa de todos os países da União Europeia. Os resultados possuem implicações significativas para a Avaliação dos CTT Correios de Portugal, particularmente o Segmento de Serviços Financeiros.
A investigação combinou uma Análise de Componentes Principais e um agrupamento K-means de forma a agregar os diversos países da União Europeia de acordo com perfis macroeconómicos e comportamentais semelhantes. Posteriormente, foi estimado um modelo de regressão em painel com o intuito de quantificar os principais impulsionadores da dívida soberana.
Esta abordagem levou ao desenvolvimento de um modelo que equilibra poder explicativo e viabilidade preditiva. Com base neste modelo, foi projetada a proporção de dívida soberana de retalho em Portugal para o período de 2025 a 2029.
A previsão obtida foi consequentemente aplicada na Avaliação do Segmento de Serviços Financeiros dos CTT, conduzindo a um preço por ação do Grupo de 6.58€/sh, contrastando com o valor anteriormente estimado de 7.16€, o que corresponde a uma variação negativa de 8%.
Embora o modelo mostre uma capacidade de previsão razoável da percentagem de dívida soberana de retalho, os seus resultados devem ser abordados com cautela. Uma análise mais aprofundada demonstrou que Portugal apresenta valores significativamente superiores aos dos seus pares do cluster. Isto sugere que o modelo poderá ter subestimado a percentagem prevista devido à intensa participação de investidores individuais portugueses na dívida soberana.
Trabalho final de Mestrado