Aluno: Mariana Moita Ferreira
Resumo
Esta dissertação explora a relação entre os níveis de literacia financeira dos estudantes universitários portugueses e a sua participação nos mercados financeiros, nomeadamente para perceber se os indivíduos com níveis mais elevados de literacia têm maior probabilidade de investir. O estudo analisa também a influência da área de estudo, da literacia subjetiva e da tolerância ao risco na participação no mercado. Foi ainda testado um modelo adicional com uma variável de interação entre a área de estudo e literacia financeira. Foram aplicadas regressões probit binárias e análises descritivas aos dados recolhidos pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em 2023.
Os resultados revelam que uma maior literacia financeira está associada a uma maior participação no mercado financeiro. Curiosamente, os estudantes das áreas de economia, gestão e finanças apresentam uma menor propensão para investir do que os de outras áreas. Além disso, a literacia subjetiva também demonstra uma correlação positiva com a participação no mercado, reforçando o papel do conhecimento subjetivo nas decisões financeiras. Embora a tolerância ao risco pareça estar positivamente relacionada, não foi estatisticamente significativa no modelo.
Os perfis de estudantes foram construídos com base em combinações dos níveis de literacia financeira objetiva e subjetiva. Entre estes perfis baseados na literacia, o grupo com maior propensão para investir e com uma maior proporção de estudantes das áreas económicas, foi o que apresentou níveis elevados de ambas as dimensões da literacia. De forma geral, os estudantes priorizam a poupança a longo prazo como principal objetivo de investimento, e as fontes de informação preferidas variam entre os perfis.
Este estudo contribui para a literatura ao centrar-se numa fase crucial da autonomia financeira, os estudantes universitários, e ao fornecer uma compreensão mais aprofundada sobre como a literacia financeira se relaciona com a participação no mercado entre estudantes da área e de outras áreas.
Trabalho final de Mestrado