Aluno: Tiago AndrÉ Mansinho Da Silva
Resumo
A Shell plc (“Shell”) é a quinta maior empresa do setor de oil & gas integrado, com uma capitalização bolsista de 178 mil milhões de dólares e sede em Londres, Reino Unido. A sua atividade centra-se na extração, produção, refinação e distribuição de petróleo, gás natural e produtos derivados.
O presente relatório, desenvolvido no âmbito da conclusão do Mestrado em Finanças, consiste numa Equity Research à Shell, estimando um preço-alvo de €32,88 no final de 2026. Este valor representa um potencial de valorização de 12,48% face ao preço de fecho de 30 de maio de 2025 (correspondendo a 8,15% a 12 meses). Com base nesta análise, é emitida uma recomendação de HOLD, assumindo um perfil de risco médio, justificada por i) uma política de dividendos atrativa; ii) a disciplina na alocação de capital e controlo de custos com foco em investimentos estratégicos; iii) a estratégia delineada para a transição energética; e iv) os desafios associados ao ritmo e escala de implementação de energias renováveis.
A avaliação da Shell foi conduzida através de diversos modelos, nomeadamente o FCFF, FTE, DDM, Relative Valuation e Economic Profit. Adicionalmente, foi realizada uma análise que procurou identificar um eventual desconto implícito no preço da ação da Shell, associado à perceção de risco por parte dos investidores relativamente à transição energética e contexto geopolítico, através da aplicação de dois modelos de regressão.
Posto isto, conclui-se que a Shell apresenta potencial no mercado para os investidores, tendo registado uma valorização de 2,32% nos últimos seis meses, apesar dos riscos económicos decorrentes da aplicação de tarifas ou da possível escalada de um conflito no médio oriente, que poderá impactar significativamente o preço do petróleo. No entanto, subsistem reservas quanto à capacidade e resiliência da empresa face à transição para uma economia mais verde.
Trabalho final de Mestrado