Aluno: JoÃo Nuno Ferreira Oliveira
Resumo
JD Sports Fashion Plc. Group (JD Group) é uma empresa britânica de retalho e,
atualmente, líder no setor de vestuário desportivo no Reino Unido, operando em
quatro grandes regiões: Reino Unido/Irlanda, América do Norte, Europa e ÁsiaPacífico, com presença em 36 países. Em fevereiro de 2023, a empresa apresentou
um novo plano estratégico a cinco anos no seu Capital Markets Day, com o objetivo
de se tornar líder global no sector de retalho de vestuário desportivo.
JD Sports possui uma recomendação de compra forte, com um perfil de risco elevado,
e um Preço-Alvo para o final de 2026 de GBp153,24, o que representa um potencial
de valorização de 52% face ao preço de fecho de 26 de junho de 2025, que se fixou
em GBp81,42.
As diferenças entre o preço-alvo e o preço de mercado atual podem ser explicadas
por: (i) tensões geopolíticas e instabilidade; (ii) incertezas quanto ao atual
enquadramento económico, que afetam o consumo discricionário; (iii) preocupações
relativamente aos potenciais efeitos adversos do aumento de tarifas aduaneiras dos
EUA sobre o setor de vestuário desportivo; e (iv) menor atratividade dos ativos de
retalho cotados no Reino Unido.
A avaliação da JD Sports foi realizada através da aplicação integrada do modelo
FCFF, complementada pelo método absoluto APV.
Num mercado desafiante, caracterizado por intensa atividade promocional e menor
procura, a JD mantém-se focada na expansão da marca JD a nível global, através de
um programa estratégico de abertura de lojas, impulsionando o crescimento das
receitas do grupo. O compromisso da empresa em manter as margens brutas estáveis
e otimizar os custos operacionais deverá reforçar a rentabilidade e melhorar os
retornos para os acionistas, através de uma estratégia disciplinada de alocação de
capital.
Trabalho final de Mestrado