Aluno: Margarida Rodrigues Soares
Resumo
Dentro da indústria da manufatura existe atualmente um interesse crescente em relação ao Lean e à Economia Circular, sobretudo devido ao agravamento da situação ambiental vivida. A necessidade de mudança, de um modelo linear para um modelo circular, não é novidade e é especialmente crucial na indústria da manufatura por forma a fechar o ciclo e atingir a reutilização de recursos, a eliminação de resíduos e poluição, a regeneração de ecosistemas e a sustentabilidade nos três pilares: económico, ambiental e social. Por sua vez, o lean já provou ser uma metodologia eficiente para empresas de manufatura, como vantagem competitiva. Assim, o objetivo deste estudo é explorar a forma como a integração do Lean Management com as práticas da Economia Circular pode melhorar o desempenho sustentável. A indústria explorada neste trabalho está inserida no setor das baterias, que enfrenta neste momento uma rápida expansão global, impulsionada pelo crescimento dos veículos elétricos e outras aplicações, pelas inovações tecnológicas e pela procura crescente por um maior armazenamento de energia renovável. O setor das baterias é central para a transição energética global e representa uma oportunidade estratégica para avanços tecnológicos e ambientais, o que oferece um contexto interessante para o estudo da integração entre o lean e a economia circular.
Este estudo segue uma metodologia de estudo de caso qualitativo e exploratório e os dados foram recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada e da análise documental. Os resultados obtidos permitiram concluir que a empresa implementou uma cultura lean bastante consistente e está a contribuir para uma melhor circularidade.
Estes resultados podem contribuir para um debate académico mais informado e servir como ponto de partida para futuras investigações na área.
Trabalho final de Mestrado