Aluno: Dianna Botelho Alecrim
Resumo
O presente estudo tem como principal objetivo identificar os determinantes socioeconómicos da pobreza energética no Estado do Amazonas. Apesar dos avanços do Brasil na universalização do acesso à eletricidade, ainda existem aproximadamente 990 mil pessoas sem energia elétrica nesta região amazónica. Dada a importância estratégica e ambiental da Amazónia, é essencial compreender os fatores que perpetuam esta exclusão energética.
Para tal, recorrem-se a dados do Inquérito às Despesas das Famílias (Pesquisa de Orçamentos Familiares), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e disponibilizado pela Empresa de Pesquisa Energética. Com o apoio do SPSS, são aplicadas análises descritivas e de regressão logística para examinar quatro indicadores-chave: ausência total de eletricidade, falta de ligação à rede principal, despesa excessiva com eletricidade (superior a 10% do rendimento per capita) e incumprimento no pagamento do serviço. São investigados oito determinantes socioeconómicos: sexo, género, raça/cor, tipo de posse do domicílio, insegurança alimentar, quintil de rendimento, área geográfica e nível de escolaridade.
Os resultados visam contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes de inclusão energética no Estado do Amazonas e na região amazónica em geral. As análises descritivas e regressões realizadas revelaram que os principais fatores explicativos da pobreza energética são a área geográfica, o quintil de rendimento e o nível de escolaridade, a par das elevadas taxas de incumprimento no pagamento no Amazonas.
Trabalho final de Mestrado