Aluno: Julian Miguel Bondanza GonÇalves
Resumo
Esta investigação explora os fatores motivacionais que influenciam a satisfação no trabalho em Centros de Serviços Partilhados (SSCs). O tema revela-se relevante face ao crescente interesse das multinacionais nos SSCs para melhorar a eficiência e eficácia
das suas atividades (Richter & Bruhl, 2020). Apesar deste interesse, a investigação nesta área continua limitada. Assim, foi formulada a seguinte questão: quais são os principais fatores de motivação dos colaboradores em SSCs que contribuem para a satisfação no trabalho, e quais os efeitos associados a essa satisfação?
Foi realizado um inquérito estruturado com 206 colaboradores, atuais ou antigos, de SSCs. Os resultados confirmam a maioria das hipóteses propostas. Verificou-se que a motivação intrínseca é um fator determinante da satisfação no trabalho, enquanto a motivação extrínseca apresentou um efeito negativo não significativo. Além disso, a motivação específica no contexto dos SSCs, a autoridade na tomada de decisão e o ambiente de trabalho revelaram ser fatores importantes para a satisfação no trabalho. A satisfação no trabalho em SSCs mostrou ainda uma relação positiva com a intenção de carreira internacional e uma relação negativa com a intenção de rotatividade. Esta investigação contribui com insights relevantes sobre a satisfação no trabalho. Em primeiro lugar confirma teorias anteriores, como a Teoria da Autodeterminação (SDT) ou a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg (1959). Em segundo lugar, sugere que a satisfação no trabalho nos SSCs pode atuar como um precursor de uma carreira internacional.
Trabalho final de Mestrado