Aluno: JosÉ Artur Mendes Ribeiro
Resumo
Os mercados funcionam como ecossistemas dinâmicos, constantemente reformulados pelas interações entre empresas, consumidores e instituições. As teorias mais antigas conceptualizavam que as empresas reagiam a ameaças e oportunidades externas, em vez de procurarem influenciá-las e moldar o mercado. Ainda hoje, a variedade de indústrias analisadas sob essa perspetiva é limitada. Este estudo analisou o setor do transporte rodoviário de mercadorias na Europa, entendido como maduro, fragmentado e comoditizado, e enquadrou-o pelas teorias de market-shaping, explorando como a trajetória estratégica de fusões e aquisições de um dos líderes contribuiu para moldar o mercado. Baseou-se num caso único sobre a DSV A/S, incluindo entrevista a um Sales Executive da filial portuguesa, combinada com revisão da literatura sobre market-shaping, políticas públicas, inovação e redes. Paralelamente, seguiu-se uma abordagem quantitativa com dados históricos da evolução do mercado. A análise dos dados sugere interpretações contrastantes. Primeiro, apesar de o crescimento da DSV A/S a ter tornado líder de mercado com até 2,8% de quota, a natureza fragmentada do mercado europeu impediu que as suas operações alterassem significativamente os níveis de concentração, que continuam baixos. Segundo, por ser uma indústria dependente de comportamentos em rede, é evidente que a empresa tem sido influente na normalização de comportamentos através das fusões, abrangendo de forma crescente uma percentagem maior de agentes do mercado. Assim, tem sido força relevante na consolidação do setor perante flutuações regulatórias e na imposição de normas estabilizadas. Este estudo contribui para a teoria de market-shaping expandindo-a para indústrias fragmentadas, revelando que a moldagem via fusões tem mais impacto na influência normativa sobre a rede do que numa consolidação estrutural do mercado, trazendo informações relevantes para equipas de logística e gestão estratégica.
Trabalho final de Mestrado