Aluno: Beatriz Ricardo Castanhas
Resumo
As empresas têm vindo a transitar para modelos mais sustentáveis, onde a Economia Circular (EC) surgiu como uma alternativa estratégica ao paradigma linear tradicional de extrair-produzir-descartar. Nessa mudança, compreender o Valor para o Cliente (VC) é essencial não só para promover a adoção, mas também para alinhar as estratégias de negócio com as expectativas das partes interessadas, tornando-o um facilitador fundamental das práticas circulares. Em contextos Business-to-Business (B2B), o VC desempenha um papel crítico na implementação bem-sucedida de estratégias circulares. Ao contrário dos modelos tradicionais onde o valor é definido principalmente pelo custo, propriedade e eficiência, as propostas de valor circulares incluem dimensões como sustentabilidade, ética, benefícios sistémicos e adaptabilidade estratégica. Compreender como os clientes empresariais percebem e avaliam estas formas emergentes de valor, é vital para acelerar a adoção da EC e promover a colaboração a longo prazo entre fornecedores e clientes.
Esta dissertação explora a relação entre as estratégias circulares adotadas pelos fornecedores e o valor percecionado pelos clientes em contextos B2B. Com foco nos setores de produtos de grande consumo (FMCG) e farmacêutico em Portugal, foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada em seis entrevistas semiestruturadas com fornecedores e os alguns clientes. A análise foi estruturada tendo por base as sete dimensões de valor — económica, funcional, relacional, identidade, ética, adaptação estratégica e sistémica —, alinhando as estruturas de valor tradicionais e circulares.
Os resultados revelam que, no setor dos produtos de grande consumo, a circularidade está estrategicamente integrada, é valorizada pelos clientes e apoiada por fortes relações de colaboração. Em contrapartida, no setor farmacêutico, a adoção continua a ser limitada, e condicionada por barreiras regulamentares e técnicas, com um alinhamento mais fraco entre os fornecedores e clientes.
Esta investigação melhora a compreensão da cocriação de valor em contextos circulares e oferece orientações práticas para gestores que pretendem desenvolver modelos de negócio circulares alinhados com as expectativas em evolução dos clientes.
Trabalho final de Mestrado