Aluno: Mariana MagalhÃes Meireles
Resumo
À medida que o panorama financeiro global integra cada vez mais preocupações de âmbito sustentável, as Obrigações Verdes ganham relevância como ferramentas para alavancar o financiamento de projetos ambientalmente sustentáveis e, portanto, torna-se imperativo compreender os fatores comportamentais que influenciam a participação dos investidores comuns singulares. Assim, através da investigação de construtos cruciais no processo de decisão - facilitadores (Razões a favor) e inibidores (Razões contra) contextuais - e da sua relação com a Preocupação Ambiental, a Atitude e a Intenção, esta investigação desvenda o processo de decisão subjacente ao investimento em Obrigações Verdes. Apoiando-se num desenho de investigação quantitativo, o estudo recolhe e analisa dados de 322 participantes para testar um modelo concetual baseado na Behavioral Reasoning Theory (BRT).
Os resultados deste estudo mostraram (1) que o padrão de comportamento do investidor individual é predominantemente moldado pelas suas atitudes, que por sua vez são influenciadas por razões específicas a favor e contra o comportamento que são altamente moldadas consoante o nível de preocupação ambiental do investidor e (2) que o processo de decisão é altamente influenciado pelas particularidades específicas do contexto.
Além disso, os resultados contribuem tanto para a literatura de Finanças Comportamentais como para a literatura de Sustentabilidade, oferecendo informações relevantes sobre como processo de decisão comportamental afeta as escolhas sobre Investimentos Sustentáveis. Adicionalmente, também para a literatura sobre a Behavioral Reasoning Theory (BRT) através da sua aplicação num novo âmbito: Finanças Sustentáveis.
Trabalho final de Mestrado