Aluno: Zhe Cheng
Resumo
A indústria global de bicicletas está passando por uma rápida transformação, marcada por intensa competição internacional, pressões de custos e uma crescente demanda por produtos diferenciados. Assim, os fabricantes chineses estão migrando de
papéis tradicionais de OEM para funções de maior valor agregado dentro das cadeias de valor globais (GVCs).
Este estudo examina como empresas chinesas de bicicletas aprimoram seus papéis nas Cadeias de Valor Globais (GVCs) por meio do desenvolvimento e utilização da Capacidade Absorptiva (ACAP). Baseado no método de estudo de múltiplos casos, este artigo apresenta uma análise aprofundada dos percursos evolutivos de três empresas chinesas de bicicletas: Elitewheels, Tavelo e Boostor, que fizeram a transição de fornecedores OEM para fabricantes mais inovadores e autônomos. Com base na teoria da estrutura de governança da GVCs e no framework de ACAP proposto por Zahra & George (2002), este artigo analisa sistematicamente como as empresas adquirem, assimilam, transformam e aplicam conhecimento externo para alcançar a atualização de capacidades e o aumento de valor.
Este estudo enriquece a compreensão do mecanismo de crescimento de empresas manufatureiras em desenvolvimento em GVCs e revela a interação entre a estrutura de governança da GVCs e a capacidade de absorção. Também fornece uma referência estratégica para outras empresas em indústrias intensivas em mão de obra, enfatizando que a participação no mercado global não é apenas uma oportunidade de manufatura, mas também um ponto de partida para a construção de capacidades e inovação do conhecimento.
Trabalho final de Mestrado