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Tédio no trabalho e Cyberloafing ativo e passivo: o papel da satisfação no trabalho

Aluno: Beatriz Fonseca Rodrigues


Resumo
Os comportamentos associados ao cyberloafing estão cada vez mais presentes no contexto organizacional, impulsionados pelo acesso generalizado à internet e pela crescente dependência dos indivíduos em relação às tecnologias digitais. Os indivíduos tanto podem envolver-se intencional e deliberadamente em atividades online que não estão relacionados com o seu trabalho, onde se inclui tratar de assuntos pessoais durante o horário de trabalho (cyberloafing ativo), como ter comportamentos inconscientes e automáticos que desviam a sua atenção do trabalho para outras atividades, tais como ler notícias online (cyberloafing passivo). O tédio no trabalho tende a contribuir para ambos os tipos de comportamento, enquanto a satisfação pode influenciar essa relação. No presente estudo, analisa-se a relação entre o tédio no trabalho e os comportamentos de cyberloafing (ativo e passivo), bem como o papel mediador da satisfação no trabalho nesta relação. Tendo por base uma metodologia quantitativa e uma amostra de 212 respostas, obtidas através da divulgação online de um inquérito por questionário, os resultados obtidos demonstram que o tédio no trabalho relaciona-se positivamente com os comportamentos de cyberloafing, sejam eles do tipo passivo ou ativo. Verificou-se também que satisfação no trabalho medeia significativamente a relação entre o tédio e o cyberloafing ativo, não se observando, contudo, um efeito mediador da satisfação no trabalho na relação entre o tédio e o cyberloafing passivo. Adicionalmente, identificaram-se diferenças estatisticamente significativas em função do género e setor de atividade. Por fim, do ponto de vista das implicações práticas, o estudo fornece estratégias de prevenção do cyberloafing ativo e passivo, como ações de formação em competências como gestão de tempo e autorregulação emocional, um diagnóstico de clima organizacional para identificar eventuais causas de tédio e de insatisfação ou ainda através do job redesign.


Trabalho final de Mestrado