Aluno: Francisco Manuel Azevedo Dos Santos
Resumo
O presente estudo tem como principais objetivos a identificação dos Comportamentos Desviantes (CD) presentes na organização estudada e a encontrar solucionar a colmatação destes problemas organizacionais.
Este estudo de caso, analisa CD no ramo comercial, mais especificamente na área da ótica, possui a realização de cinco entrevistas presenciais na organização como método de investigação que foram efetuadas com elementos da administração da organização e do departamento de Gestão de Recursos Humanos (GRH) desta.
Este artigo pretende, assim, responder a uma necessidade identificada e espera ser um contributo ao identificar problemas e propondo medidas com o intuito de resolver os CD identificados, sendo assim uma mais-valia para a organização em causa.
Os resultados mostram que os principais CD identificados são no estudo de caso o furto; o uso indevido do telemóvel no horário de trabalho; e a linguagem imprópria entre colaboradores. Estes CD derivam de causas multifatoriais entre elas: falta de interesse, responsabilidade e motivação, além de rivalidades interpessoais e desinteresse na realização das tarefas.
As principais medidas, para mitigar os problemas identificados passam pela aproximação entre os RH e os colaboradores; maior regularidade de deslocação dos RH e da administração a todas as lojas; realização de questionários de clima organizacional anuais; e uma revisão dos pacotes remuneratórios na empresa, assim como medidas dentro do work life balance como é o caso da dispensa dos colaboradores nos dias de aniversário e respetivos descendentes e implementação de horários alargados e flexíveis.
Assim, a GRH desempenha um papel crucial na organização que tanto a administração quanto o departamento de GRH estão alinhados nas estratégias para o combate aos CD.
O artigo propõe, por fim, além de medidas para mitigar os problemas identificados, contribui para o avanço das práticas de GRH na organização.
Trabalho final de Mestrado