Aluno: Maria Laia Cardoso
Resumo
A diversidade e inclusão são um tema que, com o passar dos anos, têm vindo a ganhar uma maior relevância na Gestão de Recursos Humanos, tornando-se um pilar fundamental para as Organizações.
A presente investigação tem como objetivo compreender a diversidade e inclusão nas práticas de Recursos Humanos, especificamente em colaboradores com deficiência. Mais concretamente, foca-se nas dimensões que têm, atualmente, uma maior importância nesta área, nomeadamente a nível estratégico como o recrutamento inclusivo, a nível tático como a formação e desenvolvimento e, por fim, a nível operacional como a gestão e acompanhamento. Estas dimensões resultam do Modelo de Análise Equal Employment Opportunity/Affirmative Action proposto por vários autores (Shen et al., 2009).
Foi desenvolvido um estudo de caso com a equipa de Diversidade e Inclusão de uma empresa do setor de retalho. O estudo de caso foi enriquecido com o recurso de seis entrevistas semiestruturada a colaboradores cujas funções estão relacionadas com este departamento documentos oficiais da empresa e por último, das notas pessoais da autora.
Esta dissertação mostra que atualmente, o recrutamento inclusivo deixou de ser uma obrigação meramente legal e passou a ser uma fonte estratégica competitiva de inovação e criatividade para as organizações. Além disso, equipas diversas e inclusivas tendem a ter melhores níveis de performance e bem-estar. No que diz respeito à formação e desenvolvimento, este deve ser customizado e adaptado a cada colaborador de forma a possibilitar o desempenho das suas tarefas de forma equitativa. Adicionalmente, é também importante formar os líderes para que se fomente uma cultura organizacional diversa.
Por fim, a gestão e o acompanhamento mostram-se essenciais na integração em pleno dos colaboradores com deficiência. Organizações que desenvolvem práticas de acompanhamento contínuo tendem a ter níveis de turnover mais baixos.
Trabalho final de Mestrado