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LIDERANÇA ÉTICA E ESTILOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: ANÁLISE EM DIFERENTES GERAÇÕES

Aluno: Marta Sofia Ribeiro Mira


Resumo
A presente dissertação visa analisar as relações que se estabelecem entre a liderança ética e os estilos de resolução de conflito em diferentes gerações de trabalhadores no contexto organizacional português. Após uma revisão de literatura sobre os principais conceitos em análise – liderança ética e estilos de resolução de conflito – foi realizado um estudo empírico. Através de inquéritos partilhados nas redes sociais, com uma amostra de 89 participantes, os resultados revelaram que o estilo colaboração apresenta a média mais elevada na amostra total. Verifica-se uma diferença significativa entre gerações no que diz respeito ao estilo de competição, sendo a geração Z a que apresenta a média mais elevada. O estilo de competição é também significativamente mais elevado em participantes solteiros e sem filhos. Verifica-se ainda uma diferença significativa no estilo evitação, mais elevado em pessoas que não têm cargos de chefia. No que diz respeito à liderança ética, verificou-se uma diferença significativa em termos de habilitações literárias, tendo o grupo dos inquiridos com o nível de educação mais alto (Mestrado e Doutoramento) a média mais elevada de perceção de liderança ética por parte dos seus superiores hierárquicos. A análise de correlações e regressão revelou que a liderança ética está positivamente associada ao estilo de colaboração tanto nos inquiridos da geração Z como nos de gerações anteriores. Em contraste, a liderança ética apenas está associada ao estilo de competição na geração Z.


Trabalho final de Mestrado