Aluno: Pedro Manuel Martins Torres
Resumo
O presente estudo tem como propósito a análise da influência da prática de desporto na saúde mental e no bem-estar dos trabalhadores e se se traduz numa melhoria do desempenho.
Atualmente, têm-se multiplicado estatísticas e dados preocupantes sobre o sedentarismo, a obesidade e os problemas de foro mental e psiquiátrico, conjugado com o facto de Portugal ser dos países da Zona Euro com menor produtividade. Deste modo, tendo em conta que as variáveis do estudo são valências que se podem complementar torna-se imperativo compreender de que forma isso se pode realizar. Para o efeito, procurou-se recolher evidências que o desporto pode ser um motor importante para os indivíduos e que os seus benefícios podem ser transferidos para a esfera profissional e organizacional.
As perguntas de partida que nortearam toda a investigação e suportam as conclusões foram as seguintes: “Existem evidências que o desporto pode promover uma melhor condição de bem-estar e um maior nível de saúde mental, levando a uma melhoria do desempenho?” e “Será que a organização reconhece o desporto como uma alavanca para uma série de
benefícios tanto para os seus trabalhadores como para si própria”?
O modelo de investigação utilizado teve por base a abordagem metodológica mista, por meio de uma entrevista semiestruturada a um responsável pelo programa de bem-estar da empresa e de um questionário com uma amostra de 101 trabalhadores.
Trabalho final de Mestrado