Aluno: Marisa Domingues Salvado
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o papel dos líderes na introdução e implementação de práticas inovadoras nas unidades hoteleiras. Procurou-se identificar os estilos de liderança predominantes e as práticas e as inovações introduzidas, analisar os desafios associados à inovação e avaliar os impactos dessas práticas ao nível organizacional.
Através da metodologia qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas direcionadas a sete líderes de unidades pertencentes a uma cadeia hoteleira portuguesa, identificaram-se estilos de liderança alinhados com os modelos: transformacional, servidor e participativo.
As práticas inovadoras observadas centram-se na melhoria continua das operações, na reestruturação de procedimentos internos e na criação de produtos e serviços diferenciados, orientadas para a valorização da experiência do cliente e dos colaboradores.
Entre os principais desafios identificados, destacam-se a resistência à mudança, a diversidade geracional e cultural das equipas e a falta de envolvimento dos colaboradores nos processos de mudança. Apesar das dificuldades, os resultados demostram efeitos positivos na motivação das equipas, na eficiência organizacional e na experiência proporcionada aos clientes.
Trabalho final de Mestrado