Aluno: Marta Francisca VerÍssimo Martins Ferreira
Resumo
O setor do Turismo tem-se afirmado como um dos principais motores da economia portuguesa, promovendo o crescimento do setor hoteleiro e exigindo, cada vez mais, estratégias eficazes de desenvolvimento e retenção de talento. Neste contexto, a gestão de carreira surge como um elemento crucial, para alinhar os objetivos organizacionais, com as expectativas e ambições dos colaboradores.
O presente Projeto incide sobre o departamento de Food & Beverage (F&B), do Hotel Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa, e tem como principal objetivo desenvolver um plano de carreira, com vista à promoção do crescimento interno dos colaboradores.
A metodologia utilizada combinou uma abordagem qualitativa, com entrevistas às chefias de F&B e à Human Resources Manager (HR Manager) e uma abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários aos colaboradores do departamento de F&B, deste hotel. Os resultados evidenciam uma perceção positiva sobre as oportunidades de progressão, mas revelam também lacunas significativas ao nível da transparência, comunicação e estruturação dos percursos profissionais.
A proposta de intervenção apresentada é um plano de carreira adaptado ao contexto do hotel, que pretende responder a essas fragilidades, promovendo o desenvolvimento profissional interno, a motivação das equipas e a retenção de talento, na área de F&B.
Trabalho final de Mestrado