Aluno: Liandra Luiana SimÕes Henriques
Resumo
A introdução de tecnologias na indústria portuária não está apenas a revolucionar a forma como esta opera, mas, ao melhorar a eficiência das operações portuárias também tem um impacto significativo na cadeia logística e no mercado internacional.
Este estudo tem como objetivo avaliar como é que as tecnologias digitais podem dar suporte ao processo de identificação e monitorização dos KPI num dos maiores portos nacionais, assim como compreender os possíveis benefícios e barreiras associados à utilização destas tecnologias, incluindo Artificial Intelligence, Machine Learning, Big Data, Internet of Things. A abordagem seguida neste estudo foi uma abordagem qualitativa, sendo a estratégia adotada um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais (focus group) a um conjunto de stakeholders, especificamente Developers e End-Users do Projeto XPTO. Para a análise de dados foi feita uma análise de conteúdo com recurso ao software MAXQDA.
Os resultados do estudo mostraram que a aplicação das tecnologias referidas pode proporcionar melhorias significativas no apoio à decisão, na precisão da informação e na gestão interna. A importância das tecnologias como ferramentas para a melhoria da atividade e do acompanhamento diário do porto foi reconhecida por todos os participantes. As principais barreiras identificadas para a sua adoção foram a qualidade dos dados e a falta de conhecimento.
Conclui-se que a digitalização pode promover um ambiente operacional mais eficiente, com melhores resultados na gestão e monitorização dos KPI, mas para os portos alcançarem este objetivo é necessário a criação de estratégias claras, em articulação com o ecossistema portuário para a adoção destas tecnologias e superação das limitações que poderão surgir.
Trabalho final de Mestrado