Aluno: Érica Bruna De Almeida Carlos
Resumo
O crescente foco global na sustentabilidade e a necessidade de os consumidores contribuírem para o desenvolvimento social, incorporando critérios Ambientais, Sociais e de Governação (ESG) nas suas escolhas de investimento, realçam uma lacuna no que diz respeito à compreensão dos determinantes da participação em Investimento Sustentável (SI).
Nesse sentido, este estudo pretende colmatar esta lacuna focando-se na investigação da relação entre Literacia Financeira (FL) e a participação em Investimento Sustentável (SI) entre estudantes universitários e profissionais em Portugal.
Os resultados demonstraram que os indivíduos mais jovens apresentam níveis mais elevados de Literacia Financeira Sustentável (SFL) em comparação com os profissionais, sugerindo uma maior consciência dos fatores ESG. Além disso, os resultados mostram que a exposição à informação de SI através de ambientes académicos ou de local de trabalho pode
aumentar a probabilidade de envolvimento em alternativas de investimento sustentável. As conclusões estão em linha com pesquisas anteriores que destacam a importância de uma compreensão mais profunda dos temas da sustentabilidade na promoção de decisões de investimento responsáveis.
O estudo procura fornecer insights para o desenvolvimento de políticas financeiras sustentáveis através de iniciativas que promovam a educação financeira, a acessibilidade aos mercados financeiros e o estabelecimento de padrões regulamentares claros para produtos financeiros classificados como sustentáveis.
Trabalho final de Mestrado