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The Circular Economy in Fashion Industry: Understanding Consumer Intentions to Buy Second-Hand Apparel via C2C Platforms

Aluno: Margarida GervÁsio De Almeida


Resumo
A moda em segunda mão tem ganho popularidade nos últimos anos pela sua oportunidade de consumo sustentável e acessível, uma realidade contraditória à de ‘fast fashion’ (moda rápida). Muitos consumidores expressam fortes motivações, mas também barreiras, para este tipo de consumo. Assim, este estudo tem como objetivo compreender por que razão os consumidores compram produtos de moda em segunda mão em plataformas C2C. A metodologia utilizada para esta investigação é quantitativa, utilizando um questionário distribuído em múltiplas redes socias, levando a uma amostragem não probabilística por conveniência, e em bola de neve e auto-seleção. Das 365 respostas obtidas, 257 foram consideradas válidas, excluindo aqueles não interessados em comprar produtos de moda em segunda mão. Os resultados deste estudo demonstram que as características da plataforma que influenciam substancialmente a confiança na plataforma, que por sua vez influencia significativamente a lealdade à plataforma, são apenas a confiança no vendedor, a variedade de produtos e a facilidade de utilização. Adicionalmente, as características do consumidor em termos de frugalidade e caça ao tesouro são os únicos fatores que influenciam a atitude em relação à segunda mão. O estudo concluiu também que a atitude em relação à segunda mão é um indicador significativo da intenção de compra em segunda mão através de plataformas C2C, sendo esta última também fortemente influenciada pela lealdade à plataforma. No âmbito académico, este estudo contribui para uma melhor compreensão do mercado de moda em segunda mão como um padrão de consumo sustentável, explorando relações que não foram estudadas ou analisadas em conjunto até ao momento. No âmbito empresarial, é pertinente para as estratégias das marcas de moda, enfatizando a necessidade de se adaptarem a uma forma de consumo mais sustentável e acessível com o constante aumento do comércio online, tendo em consideração os fatores que motivam os consumidores a comprar em segunda mão e a confiar nas plataformas.


Trabalho final de Mestrado