Aluno: Margarida GervÁsio De Almeida
Resumo
A moda em segunda mão tem ganho popularidade nos últimos anos pela sua oportunidade
de consumo sustentável e acessível, uma realidade contraditória à de ‘fast fashion’ (moda
rápida). Muitos consumidores expressam fortes motivações, mas também barreiras, para este
tipo de consumo. Assim, este estudo tem como objetivo compreender por que razão os
consumidores compram produtos de moda em segunda mão em plataformas C2C.
A metodologia utilizada para esta investigação é quantitativa, utilizando um questionário
distribuído em múltiplas redes socias, levando a uma amostragem não probabilística por
conveniência, e em bola de neve e auto-seleção. Das 365 respostas obtidas, 257 foram
consideradas válidas, excluindo aqueles não interessados em comprar produtos de moda em
segunda mão.
Os resultados deste estudo demonstram que as características da plataforma que
influenciam substancialmente a confiança na plataforma, que por sua vez influencia
significativamente a lealdade à plataforma, são apenas a confiança no vendedor, a variedade
de produtos e a facilidade de utilização. Adicionalmente, as características do consumidor em
termos de frugalidade e caça ao tesouro são os únicos fatores que influenciam a atitude em
relação à segunda mão. O estudo concluiu também que a atitude em relação à segunda mão é
um indicador significativo da intenção de compra em segunda mão através de plataformas
C2C, sendo esta última também fortemente influenciada pela lealdade à plataforma.
No âmbito académico, este estudo contribui para uma melhor compreensão do mercado
de moda em segunda mão como um padrão de consumo sustentável, explorando relações que
não foram estudadas ou analisadas em conjunto até ao momento. No âmbito empresarial, é
pertinente para as estratégias das marcas de moda, enfatizando a necessidade de se adaptarem
a uma forma de consumo mais sustentável e acessível com o constante aumento do comércio
online, tendo em consideração os fatores que motivam os consumidores a comprar em segunda
mão e a confiar nas plataformas.
Trabalho final de Mestrado