Search button

Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a NAOS – O Conceito de Ecobiologia

Aluno: Yasmim Nayara Pereira


Resumo
O presente trabalho final de mestrado caracteriza o desenvolvimento de um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para a NAOS Portugal, que tem como objetivos o refinamento do conceito diferenciador da empresa, a Ecobiologia, e a valorização das suas três marcas, reforçando o reconhecimento top of mind no mercado português. Para o desenvolvimento deste projeto, foi estruturada uma metodologia com base na action research e, para a recolha de dados primários, recorreu-se a métodos mistos, incluindo entrevistas semiestruturadas com colaboradoras da NAOS Portugal e a aplicação de um inquérito por questionário a profissionais de farmácia que atuam nos pontos de venda dos produtos. O objetivo foi compreender a clareza do conceito de Ecobiologia junto dos profissionais responsáveis pela transmissão da mensagem ao consumidor final, bem como conhecer as estratégias atualmente implementadas pela empresa. Este estudo permitiu identificar as principais lacunas e oportunidades na comunicação do conceito e, por fim, o mesmo foi reformulado e simplificado, dando origem a um plano tático baseado no promotion mix de Clow & Baack (2021), com vista ao alcance dos objetivos de marketing anteriormente definidos. A implementação deste plano contribuirá para aumentar a notoriedade da NAOS no mercado dermocosmético português e comunicar o seu diferencial, que alinha inovação, ciência e saúde da pele.


Trabalho final de Mestrado