Aluno: Sofia Margarida Jardim Martins
Resumo
A gestão estratégica de uma marca desempenha um papel fundamental na sua diferenciação e sucesso no mercado. Nesse sentido, destaca-se a importância do desenvolvimento de marcas de valor e estratégias de branding consistentes, que enfatizem as perspetivas dos consumidores para o estabelecimento de relações duradouras com estes. Assim, este projeto tem como objetivo a realização de uma auditoria à marca Coral, analisando o processo de gestão estratégica da marca e a consequente perceção por parte dos consumidores. Para analisar a marca Coral, foram utilizados os modelos Brand Resonance Pyramid e Customer-Based Brand Equity, considerando tanto a perspetiva da marca (Brand Inventory) como a do cliente (Brand Exploratory). Adotou-se uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), tendo a recolha de dados incluído uma entrevista ao Diretor de Marketing da Empresa de Cervejas da Madeira, dois focus groups com consumidores da Coral, um focus group com consumidores da Super Bock (principal concorrente da Coral), bem como a aplicação de um questionário online, para validação dos resultados em larga escala. Concluiu-se que a marca Coral possui um forte reconhecimento por parte dos residentes na Região Autónoma da Madeira, devido à sua identidade regional, tradição e qualidade. Sugerem-se estratégias de melhoria ao nível da comunicação e reforço da notoriedade da marca, com vista à sua expansão e crescimento. O presente projeto contribui para o avanço do conhecimento académico ao aplicar modelos teóricos existentes à auditoria de marcas regionais, oferecendo insights estratégicos para a otimização da gestão da marca Coral.
Trabalho final de Mestrado