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Excesso de Informação no E-commerce: Efeitos na Intenção de Compra e na Resposta Emocional dos Consumidores

Aluno: Mariana Maia Potes Castro Lopes


Resumo
Cada vez mais os consumidores aderem às compras online, sendo necessário um acompanhamento das estratégias de merchandising visual online por parte das empresas, de modo a melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste sentido, o presente estudo analisou o impacto de uma das ferramentas de merchandising visual online, o nível de informação excessiva na intenção de compra e na resposta emocional dos consumidores no contexto de artigos de decoração. Além disso, procurou-se compreender se a atenção visual e a fadiga podem afetar esta relação. A investigação considerou produtos de decoração com níveis de envolvimento diferentes pelos consumidores. Foram realizados dois estudos experimentais, sendo um com apoio de um eyetracking na qual contou com 61 participantes e um segundo com 281 respondentes. Os resultados mostraram que o nível de informação excessiva não influencia a intenção de compra e a resposta emocional dos consumidores, no entanto, a atenção visual e a fadiga contribuem para explicar a relação entre o excesso de informação e a intenção de compra. É de salientar que os consumidores que avaliaram um produto com baixo nível de envolvimento durante a compra mostraram uma redução da intenção de compra, devido ao excesso de informação. Esta investigação complementa a lacuna existente no contexto da aplicação de ferramentas de merchandising visual em e-commerce, abrindo também portas para outras futuras investigações que queiram explorar este contexto. Palavras-chave: atenção visual; e- commerce; excesso de informação; eyetracking; fadiga; intenção de compra; merchandising visual; nível de envolvimento; resposta emocional.


Trabalho final de Mestrado