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Digital Wallets: O impacto do risco percebido e da qualidade do serviço na adoção de carteiras digitais da generação Z no Peru.

Aluno: Diego Alexis Carrillo Abanto


Resumo
Atualmente, grande parte dos consumidores a nível global dispõe de um telemóvel para comunicar e ficar conectado. Como tal, a cada ano que passa, o telemóvel se torna uma ferramenta essencial no dia a dia dos consumidores, principalmente da geração Z. Esta dependência do telemóvel leva as empresas a desenvolverem novas tecnologias para aumentar a frequência de utilização. Por conseguinte, muitos dispositivos móveis já contam com a funcionalidade de realizar pagamentos pelo próprio celular ou por aplicativos de terceiros sem a necessidade de ter uma conta bancária. No Perú, o uso de digital wallets ainda é baixo, estando em fase inicial e o mercado ainda em processo de amadurecimento. Por isso, a participação da Geração Z, consumidores entre 18 e 35 anos de idade, é importante, pois representam a maior parte do público-alvo, que utiliza tanto dispositivos móveis quanto novas tendências. Portanto, o objetivo deste estudo é aprofundar o conhecimento sobre o comportamento da Geração Z e as suas perceções sobre a adoção de digital wallets. Especificamente, como a qualidade do serviço e o risco percebido, seguidos por outras variáveis, como utilidade percebida e segurança percebida, influenciam a adoção de carteiras digitais. Este estudo foi conduzido utilizando uma abordagem quantitativa e uma amostra de conveniência não probabilística. Um questionário online autoadministrado foi aplicado a 230 indivíduos elegíveis. Os dados obtidos foram posteriormente processados e analisados quantitativamente por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados sugerem que as variáveis qualidade do serviço, utilidade percebida, intenção de uso e segurança percebida influenciam positivamente a adoção de digital wallets pelo nosso público-alvo, enquanto o risco percebido tem um impacto negativo. No contexto académico, o presente estudo fornece uma perspetiva diferente porque tem um foco geracional, um contexto sul-americano pouco pesquisado e combina variáveis muito relevantes. A nível empresarial, estas conclusões permitem às empresas, mais especificamente aos gestores de marketing, uma visão sobre o que os consumidores da geração Z mais valorizam ao adotar uma carteira digital.


Trabalho final de Mestrado