Search button

A relação entre o comportamento e lealdade do adepto com a experiência nos estádios de futebol: Fatores influenciadores na intenção de ida aos estádios de futebol

Aluno: JoÃo Lucas Castanha Gomes


Resumo
O futebol destaca-se como uma das modalidades desportivas que mais adeptos mobiliza à escala mundial. Estes desempenham um papel crucial na sustentação dos clubes, que, naturalmente, procuram satisfazer as suas necessidades e promover a fidelização dos seus adeptos. Este estudo analisa os fatores que influenciam a intenção de ida ao estádio por parte dos adeptos de futebol, através de uma abordagem quantitativa suportada por um modelo de equações estruturais. A investigação centra-se em dois clubes portugueses com diferentes dimensões e contextos – o SL Benfica e o CD Nacional da Madeira –, com o objetivo de compreender em que medida variáveis como a qualidade das instalações, a qualidade do jogo, e a envolvência externa afetam a decisão dos adeptos de assistirem aos jogos do seu clube ao vivo. A recolha de dados foi realizada por meio de inquéritos por questionário aplicados no estádio em dias de jogo, através de QR Code, tendo-se obtido um total de 800 respostas válidas (390 no SL Benfica e 410 no CD Nacional), analisadas no software Smart PLS. Os dados obtidos permitiram confirmar as três hipóteses formuladas para cada clube. Assim, foi possível concluir que a qualidade das instalações, a qualidade de jogo e a envolvente externa são fatores que influenciam os adeptos de clubes com maior e menor dimensão, à realidade nacional, a ir ao estádio.


Trabalho final de Mestrado