Aluno: Ema Francisca Martins De Lima
Resumo
A forma como os serviços de apoio à integração comunicam com os imigrantes tem sido objeto de crescente atenção por parte dos investigadores. Este estudo contribui para essa literatura ao analisar de que forma o tom da mensagem digital influencia as atitudes e sentimentos da comunidade migrante. Em particular, investiga-se o impacto de uma comunicação digital empática (via email) na satisfação dos imigrantes com os serviços públicos e no seu sentimento de pertença ao país de acolhimento.
Propõe-se que este efeito é mediado pela perceção de transparência e de discriminação. O estudo recorre a uma abordagem experimental (n = 99), com dados recolhidos através de um questionário online junto de imigrantes da CPLP a residir em Portugal, utilizando uma amostragem por conveniência.
Os resultados indicam que a comunicação empática, via email, aumenta a satisfação com o serviço e o sentimento de pertença dos imigrantes. A transparência percebida revelou-se um mediador relevante, reforçando estas relações e promovendo uma ligação mais positiva entre o cidadão e o Estado. Em contraste, a perceção de discriminação não apresentou um efeito estatisticamente significativo, sugerindo que poderá estar mais associada a fatores estruturais do que à comunicação dos serviços públicos.
Trabalho final de Mestrado