Aluno: PatrÍcia Alexandra Falardo NÉgrier Da Cunha
Resumo
Cada vez mais pessoas seguem Youtubers e interessam-se pelo que estes pensam relativamente a produtos e marcas, concedendo-lhes um grande poder de influência. Este estudo tem como objetivos (1) investigar os antecedentes e consequentes das dimensões da credibilidade percecionada do conteúdo produzido pelos Youtubers, (2) investigar os antecedentes e consequentes da perceção de utilidade do conteúdo produzido pelos Youtubers, e (3) analisar a relação entre a atitude dos seguidores relativamente à informação fornecida pelos Youtubers sobre produtos e marcas e a intenção de usar essa informação no processo de decisão de compra.
O estudo teve uma abordagem quantitativa, através de uma amostragem por conveniência e autosseleção, com um total de 497 respostas válidas. Concluiu-se que (1) os antecedentes da perceção de expertise são a homofilia percetual e o número de visualizações, gostos, comentários e respostas, e um seu consequente é a atitude relativamente à informação sobre produtos e marcas, (2) os antecedentes da perceção de confiabilidade são a homofilia percetual e as características percecionadas dos vídeos, e os seus consequentes são a atitude relativamente à informação geral e à informação sobre produtos e marcas, (3) o antecedente da utilidade percecionada do conteúdo produzido pelos Youtubers é a qualidade percecionada dos argumentos, e os seus consequentes são a atitude relativamente à informação geral e à informação sobre produtos e marcas, e (4) existe uma relação positiva entre a atitude relativamente à informação sobre produtos e marcas e a intenção de utilizar essa informação no processo de decisão de compra.
Trabalho final de Mestrado