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O IMPACTO DA REALIDADE AUMENTADA NA SATISFAÇÃO E INTENÇÃO DE COMPRA ONLINE DE ACESSÓRIOS DE MODA

Aluno: Catarina Da Silva Casimiro


Resumo
Nos últimos anos, a crescente digitalização do comércio eletrónico tem impulsionado a adoção de tecnologias inovadoras, como a Realidade Aumentada (RA), que permitem criar experiências de compra mais imersivas e personalizadas. Este estudo centra-se na influência das principais características da RA, a vivacidade, a interatividade e a novidade, nas perceções hedónicas e cognitivas dos consumidores relativamente a acessórios de moda em ambientes online, nomeadamente no que diz respeito ao prazer percebido (PP), à utilidade percebida (UP) e à facilidade de utilização percebida (FUP), bem como ao impacto destas perceções na satisfação e na intenção de compra. Esta dissertação teve uma abordagem quantitativa, mono-método através de um questionário online que decorreu num horizonte temporal cross-sectional e foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência. No total, foram obtidas 107 respostas válidas que foram analisadas estatisticamente com recurso ao IBM SPSS Statistics versão 29 e ao SmartPLS 4.0. Tendo em conta os resultados, a vivacidade da RA exerce um efeito positivo e significativo no prazer, na utilidade e na facilidade de utilização percebidas. Por sua vez, a interatividade influencia positivamente o prazer e a utilidade, mas não tem impacto significativo na FUP. Já a novidade afeta positivamente apenas o PP. Relativamente à satisfação dos consumidores, esta é significativamente influenciada pelo PP e pela FUP, mas não pela UP. Contudo, nem a satisfação nem as perceções hedónicas e cognitivas estudadas conduzem diretamente à intenção de compra de acessórios de moda online com recurso à RA. A nível académico, este estudo contribui para uma compreensão integrada do comportamento do consumidor face à RA no comércio eletrónico de acessórios de moda, destacando a importância dos estímulos hedónicos e da facilidade de utilização para a satisfação do consumidor. A nível prático, oferece orientações para retalhistas que pretendam otimizar a experiência digital através da RA, sugerindo que o investimento na qualidade sensorial e na interatividade pode aumentar o envolvimento e a satisfação dos consumidores, embora outros fatores possam condicionar a conversão dessa satisfação em intenção de compra.


Trabalho final de Mestrado