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Tecnologia Wearable e Bem-Estar do Consumidor Desportivo: O Impacto das Funções de Self-Quantification no Comportamento Orientado a Objetivos de Exercício Físico e de Dieta

Aluno: Maria Cristina Ralo Barreiros


Resumo
A introdução da tecnologia wearable permitiu que o corpo e a mente humana se transformassem rapidamente num conjunto de vasto de atributos, dados e números. Os consumidores passaram a usar as funções de self-quantification dos dispositivos wearable para monitorizar a sua saúde, para gerir melhor o seu bem-estar e para ver o seu progresso em direção aos seus objetivos pessoais de exercício físico e/ou de dieta. Atualmente, a investigação existente sobre estes fenómenos e interações complexas é escassa. Neste sentido, a presente investigação procura averiguar o impacto das funções de self-quantification da tecnologia wearable no estado de agency e no comportamento orientado a objetivos de exercício físico e/ou de dieta do consumidor desportivo. Além disso, tenta compreender o impacto desta tecnologia emergente no bem-estar subjetivo (hedónico) e no bem-estar psicológico (eudaimónico) deste consumidor. O método utilizado foi um estudo mono-método quantitativo, sendo a técnica de recolha de dados utilizada o inquérito por questionário. Foram recolhidas no total 362 respostas válidas, sendo estas previamente tratadas no software IBM SPSS Statistics e posteriormente analisadas no software SmartPLS4. Para analisar as eventuais relações do modelo conceptual proposto foi utilizada a técnica de PLS-SEM do SmartPLS4. Os resultados obtidos revelaram que o progresso em direção aos objetivos é influenciado positivamente pelas expectativas de autoeficácia, pelas expectativas relativas ao desempenho e pelas expectativas relativas ao processo. As expectativas de autoeficácia influenciam positivamente as expectativas relativas ao desempenho. O bem-estar do consumidor (hedónico e eudaimónico) é influenciado positivamente pelo progresso em direção aos objetivos. Os efeitos moderadores da orientação de longo-prazo (planeamento) e da autoestima não foram suportados. Este estudo contribui para a literatura existente sobre bem-estar do consumidor e comportamento orientado a objetivos no contexto da tecnologia wearable. A nível empresarial, este estudo fornece novos insights para as empresas e marcas alavancarem nas suas atuais ofertas de produtos e serviços wearable, de forma a torná-las mais eficazes junto dos consumidores.


Trabalho final de Mestrado